Qual é a quantidade de carboidrato que devo ingerir diariamente?

Olá, amigas e amigos!

Como está a alimentação de vocês?

Neste post eu vou responder hoje é uma daquelas perguntas bastante frequentes que recebo nas minhas redes sociais: afinal, qual a quantidade de carboidratos você deve comer em um dia?

Todos nós sabemos que há muitas dietas diferentes por aí.

Alguns especialistas dizem pra fazer dietas completamente livres de carboidratos, como a dieta cetogênica, enquanto outros falam que você precisa comer mais carboidratos e reduzir a ingestão de gordura.

Mas para esclarecer essa questão, depende muito dos seus objetivos de saúde e também depende bastante do biotipo.

Mas para a maioria das pessoas, digamos que consumir 1600 calorias ou 2000 calorias por dia seria o indicado, e os carboidratos ocupariam cerca de 40% de sua ingestão total de calorias.

Mas novamente: isso depende da pessoa, e essa estimativa que fiz aqui é para uma pessoa ativa.

Se você é ativo, cerca de 40% das calorias devem vir de carboidratos, 30% de proteína e os outros 30% de gordura em geral.

Mais uma vez: isso varia de acordo com o indivíduo.

Para alguns é possível consumir muito mais gordura na dieta, se o objetivo é se tornar um queimador de gordura.

Para outros é possível consumir mais proteína também, se o objetivo for crescer algum músculo.

Carboidratos fazem mal para a saúde?

cardapio low carbOs carboidratos não fazem mal.

Há muitas pessoas dizendo que os carboidratos são ruins, mas isso não é verdade.

Você precisa de carboidratos para ter energia, e eles também são importantes para a função celular.

Qual é o problema com os carboidratos então? A verdade é que a maioria das pessoas está consumindo muitos carboidratos em sua dieta por dia.

Vou dar um exemplo bem interessante.

O mirtilo é um alimento incrível e saudável. Ele tem antioxidantes, têm carboidratos, têm fibras, vitaminas e minerais.

Mas se eu pegar o mirtilo e extrair o açúcar, só vai sobrar a frutose. E o açúcar por si só, sem a fibra, sem os antioxidantes e sem os minerais acaba sendo tóxico para o seu corpo.

Então, o açúcar e os carboidratos têm uma má reputação por esse motivo, porque muitos dos alimentos que temos hoje são compostos isolados, que na verdade não são alimentos reais.

Quantidade de carboidratos

Bem, quantos carboidratos você deve consumir por dia? Depende da forma que você estiver ingerindo.

Arroz integral você pode uma porção maior. Há fibra nele, e isso vai retardar a absorção desses carboidratos, se transformando em açúcar.

Já o arroz branco vai se transformar em açúcar quase que imediatamente.

Você consegue compreender essas diferenças?

Mas, em geral, para responder à sua pergunta, quantos carboidratos você deve consumir por dia?

Para a maioria das pessoas, entre 120 e 200 gramas por dia, eu diria que a quantidade ideal.

Mas, novamente, isso depende do seu nível de atividade, depende do seu tipo de corpo e também dos seus objetivos.

Diário alimentar

Uma das melhores coisas que você pode fazer por você mesmo é preparar um diário alimentar, como um cardapio low carb, cardário de proteínas, etc.

Anote por três a sete dias o que você está comendo diariamente.

Então comece a monitorar sua ingestão total de gordura, carboidrato e proteína, e também o que você está comendo em termos de comida. Depois analise as mudanças do seu corpo.

Se o seu objetivo era perda de peso, então olhe para o que está comendo, pese-se, ou tire sua gordura corporal.

Mais uma vez eu ressalto: é preciso saber o que você quer, quais são seus objetivos.

Qualidade dos alimentos X quantidade de carboidratos

low carb receitasComo eu sempre falo nos meus posts, a minha filosofia geral não é apenas sobre quantidade de comida.

Não se trata de contar carboidratos, não se trata de contar gordura e proteína, não é sobre a quantidade, é sobre a qualidade da comida que você está comendo.

Eu realmente poderia fazer um desafio para vocês.  Em vez de contar carboidratos, poderia pedir para contar a qualidade dos nutrientes que vocês estão comendo.

Consumir mais produtos de animais alimentados com capim, mais frutas, mais vegetais, obter mais nozes e sementes, mais produtos derivados do coco.

Mas apenas coma comida de verdade.

Se você começar a comer comida de verdade nessas cinco categorias, ou seja, carnes, frutas, legumes, nozes e sementes e feijões e, em seguida, consumir laticínios fermentados crus, produtos como o iogurte e queijos crus, você vai queimar gordura rápido e seu corpo vai “se curar”.

Eu considero essa é uma estratégia melhor do que ficar contando os carboidratos dos alimentos ou seguir apenas algumas low carb receitas.

Você concorda? Discorda? Deixe a sua opinião nos comentários.

Até o próximo post!


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Comments
  1. Estou fazendo uma dieta low carb agora e estou emagrecendo.

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